Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

História Dependencia

História Dependencia
Historia DP

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Trincheiras Primeira Guerra Mundial

Antes que a Primeira Guerra Mundial acontecesse, as várias nações envolvidas neste conflito se preparavam com uma opulenta tecnologia militar. Dessa forma, quando a “Grande Guerra” eclodiu, em 1914, o tempo de movimentação das tropas durou muito pouco tempo. Estava claro que ambos os lados eram belicamente poderosos e que o menor avanço territorial só aconteceria ao custo de milhares de vidas.

Dessa forma, os soldados de ambos os lados passaram a cavar trincheiras de onde tentavam, ao mesmo tempo, se proteger e atacar. Geralmente, uma trincheira era aberta pela tropa e contava com cerca de 2,30 metros de profundidade, por dois metros de largura. No ponto mais alto, eram colocados sacos de areia e arames farpados que protegeriam os soldados das balas e dos estilhaços das bombas. Além disso, um degrau interno chamado “fire step” permitia a observação dos inimigos.
Secam as fontes e os rios,   ardem as searas e a nossa casa   e as árvores nuas amaldiçoam o céu,   sem sabermos porquê.    Morrem os jovens antes de se amarem   e os poetas com os poemas inacabados   e as crianças olhando espantadas para o céu,   sem saberem porquê.    Um vento noturno deixou insepultos   ventres e seios e desejos de maternidade   nunca realizados,   e secou risos e cantares subindo para o céu,   sem sabermos porquê.    Andam as guerras pelo mundo:   somente possuímos uma voz, uma voz   e essa voz não se calará   e nós sabemos porquê! Tomaz Kim, Campo de Batalha   

terça-feira, 19 de abril de 2011

O termo “tanque de guerra”, que designa carros de combate, foi criado pelos ingleses em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para esconder os planos de desenvolvimento desse tipo de arma que, na época, era uma novidade. Os protótipos dos veículos eram chamados de tanks, para causar a impressão de que se tratava de simples “caixas d·água”. Os primeiros carros de combate apresentavam muitos problemas, como falhas mecânicas, baixa velocidade e facilidade de atolar nos terrenos. É certo, porém, que sua entrada nos campos de batalha mudaria por completo a forma como a guerra terrestre passou a ser travada desde então..
Schneider CA1
Alcance efetivo: 30 a 80 km
Potencia do motor:70 h.p
Tripulação: 06
Comprimento: 6,32 m
Largura: 2,05 m
Altura: 2,30 m
Peso: 14.600 kg
Blindagem: 11,5 mm
Propulsão: Motor Schneider 4 cilindros de 55 hp, (41kW)
Velocidade Máxima: 7,5 km/h
Autonomia: 48 km


Mk IV Female 


Pounders: 6 x mg
Blindagem(max):12mm
Peso:27
Velocidade:3.7
Tripulação:8




Renault FT 17

Pounders:1 x 5.7cm, 6 x mg
Blindagem (max):16mm
Peso:6, 1/2
Velocidade:5.6
Tripulação:2

<><>
<>
<><>
Alcance efetivo30 a 80 Km

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A vida e morte de Francisco Ferdinando

No dia 28 de junho de 1914, ocorreu um atentado que mudou o destino de milhões de europeus e de boa parte do mundo. O arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia Chotek, foram assassinados a tiros por um jovem de origem sérvia, Gavrilov Princip foi o principal calsador da morte. O terrorista com aqueles disparos demonstrava o repúdio do seu grupo étnico à presença austríaca, num ato que tomou dimensões catastróficas. 
Abaixo o jovem disparando tiros em Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia Chotek